Páginas

Histórico

No ano de 1975, em Porto Alegre, um grupo de casais recém – casados, animados pelo vigário da Paróquia de São Pedro, Monsenhor Atílio Fontana resolveu realizar um encontro de fim de semana para pensar um pouco sobre suas vidas e seu casamento. Assim, nos dias 04 e 05 de Agosto de 1975, na Vila Betânia (Porto Alegre), foi realizado o 1º. Encontro, com participação de 11 casais.
Foi ali, na simplicidade de um encontro, que começaram a rever certas posições, encontrar novos caminhos e, sobretudo, a encontrar com Cristo.
Foi uma descoberta simples, sem mistérios, pois viram que tinham um amigo, que sempre estaria com eles. Estava começando o Movimento de Casais Jovens.
Eles saíram do encontro com o propósito de reunirem-se uma vez por semana, pois descobriram que a felicidade estava no outro e não em fecharem-se em si mesmos. Logo, sentiu-se a necessidade de transmitir esta vivência, esta nova forma de amor e de vida para outros.
Foi então, realizado nos dias 14,15 e 16 de novembro de 1975, no colégio Nossa Senhora das Graças em Viamão, o 2º. Encontro de Casais Jovens, com 12 casais.
Em 1976, no dia 24 de janeiro, realizou-se o primeiro Encontro de Renovação do Compromisso (ERC).
Já são quatorze núcleos do MCJ no Rio Grande do Sul: em Porto Alegre (Núcleos: São Pedro, Nossa Senhora das Dores,Nossa Senhora do Trabalho, São José), Cachoeirinha (Núcleos: São Vicente de Paulo e Divino Espírito Santo), Montenegro (Núcleo: São João Batista), Alvorada (Núcleo: Nossa Senhora da Saúde), Camaquã (Núcleo: São João Batista), Passo Fundo (Núcleo: Sagrado Coração de Jesus), Caxias (Núcleo: São José), Canoas (Núcleo: São Luis Gonzaga), Novo Hamburgo (Núcleo: São João Batista), Gravatai (Núcleo: Nossa Senhora de Fátima) e no Paraná: em Curitiba (Núcleo: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro).
O lema do MCJ é:

“Vivenciar o Evangelho, iluminados pela Santíssima Trindade, com participação na Eucaristia tendo a humildade e simplicidade de Maria”.